segunda-feira, 21 de março de 2011

CURSO DE DANÇAS REGIONAIS PARA FESTEJOS JUNINOS - TATUÍ/SP

CURSO DA DANÇAS REGIONAIS PARA FESTEJOS JUNINOS –TATUÍ/SP

LOCAL: Parque Ecológico Municipal “Maria Tuca” – Tatuí/SP

DATA: 19 e 20 de Março de 2011

RESPONSÁVEL: Guataçara Brasil e Secretaria Municipal de Educação de Tatuí

CONTATO: grall@uol.com.br

BENEFICIADOS: 47 professores.

Em meio à natureza, com um espaço preparado e decorado com muito carinho. Os educadores vivenciaram coreografias inspiradas em Danças Folclóricas Juninas das regiões Norte e Nordeste do Brasil, tais como: xote, forró, xaxado, coco, toada de boi, dentre outros. Cada dança foi criada por Guataçara Monteiro e João Paulo Pessoa, para atender a demanda de escolas, assim uma mesma dança continha variações que poderiam ser feitas para crianças a partir dos 3 anos, adolescentes e adultos. Além do repertório de danças, os participantes assistiram a uma apresentação de vídeos e fotos mostrando como são as festas Juninas tradicionais da Paraíba (decoração, músicas, danças, roupas, brincadeiras, gastronomia) e também um pouco das cidades e da natureza do local. Da região Norte, falou-se sobre o que é tradicional e também o diferente como o Festival Folclórico de Parintins no Amazonas. Os Cordões de Pássaros, O Arraial do Pavulagem em Belém do Pará e o Boi de São Caetano de Odivelas, com suas figuras de mascarados e bonecos cabeçudos, também no estado do Pará. Todas festas, também juninas, e que fogem aos moldes das festas tradicionais cujo foco das celebração é para homenagear Santo Antonio, São João e São Pedro.

Na oficina, os participantes voltaram a ser crianças de mãos dadas na roda da arte, da educação e da alegria, vivenciando o que há de melhor no Brasil relacionados às celebrações juninas.

Os professores receberão apostila, cd e dvd didáticos para trabalhar em sala de aula, e aplicarem as danças juninas que vivênciaram no curso.










Nenhum comentário:

Postar um comentário