sexta-feira, 25 de março de 2011

CURSO DE DANÇAS PARA FESTAS JUNINAS - JACAREÍ/SP

CURSO DA DANÇAS REGIONAIS PARA FESTAS JUNINAS – JACAREÍ/SP

LOCAL: EMEI VILA FORMOSA, Jacareí/SP

DATA: 17 e 24 de Março de 2011

RESPONSÁVEL: Professora Marisa e Equipe E.M.E.I. Vila Formosa

CONTATO: marisa@rnet.com.br

BENEFICIADOS: 22 professores.

A convite da equipe da EMEI Vila Formosa, que já trabalha com a arte de Guataçara, em diversos projetos pedagógicos desde 2009, o artista ministrou pela primeira vez um curso danças circulares na escola.

Os educadores vivenciaram coreografias inspiradas em Danças Folclóricas Juninas das regiões Norte e Nordeste do Brasil, tais como: xote, forró, xaxado, coco, toada de boi, dentre outros. Cada dança foi criada por Guataçara Monteiro e João Paulo Pessoa, para atender a demanda de escolas, assim uma mesma dança continha variações que poderiam ser feitas para crianças a partir dos 3 anos, adolescentes e adultos.

Além do repertório de danças, os participantes assistiram a uma apresentação de vídeos e fotos mostrando como são as festas Juninas tradicionais da Paraíba (decoração, músicas, danças, roupas, brincadeiras, gastronomia) e também um pouco das cidades e da natureza do local. Da região Norte, falou-se sobre o que é tradicional e também o diferente como o Festival Folclórico de Parintins no Amazonas. Os Cordões de Pássaros, O Arraial do Pavulagem em Belém do Pará e o Boi de São Caetano de Odivelas, com suas figuras de mascarados e bonecos cabeçudos, também no estado do Pará.

Todas festas bonitas, também juninas e que fogem aos moldes das festas tradicionais que homenageiam Santo Antonio, São João e São Pedro.
Os participantes voltaram a ser crianças de mãos dadas na roda da arte, da educação e da alegria, vivenciando o que há de melhor no Brasil relacionado às celebrações juninas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário