terça-feira, 15 de março de 2011

EXPOSIÇÃO EM TATUÍ/SP

GUATAÇARA MONTEIRO EM TATUÍ/SP

A Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Cultura de Tatuí/SP, realizaram uma série de atividades relacionadas ao trabalho de Guataçara Monteiro, dentre elas, a Exposição “Bichos da Amazônia”, uma Vivência de Danças Circulares e uma Capacitação para professores da rede e adolescentes da cidade.






EXPOSIÇÃO BICHOS DA AMAZÔNIA


Aconteceu no Centro de Cultura Municipal da cidade de Tatuí/SP, de 7 a 27 de Outubro de 2010 com foco educativo, integrando a 5ª Semana Municipal da Educação Ambiental. Fizemos uma Vernissage para a abertura e no dia seguinte o próprio artista recebeu as primeiras escolas, ele também capacitou adolescentes do “Clube do Tatu” para serem monitores durante a mostra.





E foi entrevistado pelos jornais e rádios locais e também a TV GLOBO da região.



Assita a reportagem (OBS: Tem de ver o vídeo completo, pois ele foi gragmentado para ilustrar a agenda cultural da semana.)

http://tn.temmais.com/noticia/7/25706/confira_as_dicas_de_cultura_e_lazer_na_regiao_de_itapetininga.htm

A exposição foi um sucesso, pois além da comunidade, 5 mil crianças das escolas e creches da cidade, passaram pela exposição, conhecendo as pinturas, esculturas e estórias do artista.





O artista criou uma obra “O TATU DE TATUÍ” para homenagear a cidade, colocando símbolos com referências à arquitetura, pontos turísticos, fauna e flora, a bandeira e o hino do município. O Tatu, acabou se transformando no símbolo da Escola de Educação Ambiental da Cidade.



VIVÊNCIA DE DANÇAS CIRCULARES

Aconteceu no Teatro do Centro de Cultura Municipal de Tatuí uma Vivência de Danças Circulares com ritmos oriundos do da Amazônia, do Brasil e do mundo. A comunidade participou e tivemos uma bonita roda com cerca de 120 pessoas.



E um pouco antes, quando o artista foi conhecer o Parque Ecológico "Maria Tuca" ainda dançou com um grupo de estudantes que visitavam o parque. Foi muito divertido!




CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES

Para enriquecer o olhar dos profissionais da educação, o artista montou no auditório do NEBAM Ayrton Senna da Silva, uma exposição interativa com todos os estudos, cadernos de desenho, livros e alguns materiais utilizados para a criação da Exposição Bichos a Amazônia, em diversas técnicas (matrizes de xilogravura, gravuras, desenhos em nanquim, lápis de cor, giz pastel, canetinhas, carvão, colagens, dentre outras), cujas obras originais estavam expostas no Centro de Cultura Municiapl.



A capacitação foi interativa e todos fizeram diversas perguntas, enquanto o artista contava um pouco de sua história de vida, do nascimento desse trabalho de artes plásticas e mostrava experiências com o seu trabalho dentro do universo escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário